Salesianos de Dom Bosco

A Sociedade São Francisco de Sales, conhecida como Congregação Salesiana, foi fundada por São João Bosco, em 18 de dezembro de 1859, na cidade de Turim, no norte da Itália. O carisma salesiano é ser sinal do amor de Deus aos jovens, por meio da evangelização e da educação, sobretudo dos mais necessitados.

 

Os salesianos têm como missão o atendimento aos jovens. O trabalho dessa sociedade abrange as diversas dimensões de formação da juventude. A espiritualidade juvenil salesiana tem seu alicerce em Jesus Bom Pastor. De acordo com o padre Reginaldo Marinho, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goiânia, Dom Bosco desejava que os salesianos fossem pastores dos jovens. “Só podemos ser pastores dos jovens se tivermos nossos olhos voltados para a Eucaristia e pedirmos sempre a intercessão de Nossa Senhora”.

 

A vinda dos salesianos para o estado de Goiás se deu pelo convite de Dom Emanuel Gomes de Oliveira, então arcebispo da Arquidiocese de Goiás, com o intuito de ajudar na evangelização e também na educação e assistência social, sobretudo das famílias que vinham para a nova capital. Sendo assim, os primeiros salesianos chegaram a Goiânia vindos de Silvânia (GO). Na época, ano de 1941, a capital estava em processo de fundação.

 

Na Arquidiocese de Goiânia, a congregação está presente em Silvânia, na Paróquia Senhor do Bonfim; e em Gameleira de Goiás, na Paróquia São João Paulo II. Já em Goiânia, nas paróquias São João Bosco, no Setor Oeste; e Sagrado Coração de Jesus, no Setor Leste Vila Nova.  A congregação ainda administra o Colégio Ateneu Dom Bosco e o CESAM, que é uma obra social.

 

A comunidade religiosa de Silvânia é composta por quatro sacerdotes e a de Goiânia por cinco. As duas comunidades possuem expressões laicais, com a presença de grupos de família Salesiana e da Articulação da Juventude Salesiana.





Dimensão Vocacional

Padre Reginaldo explicou ainda sobre o trabalho na dimensão vocacional. “Como as demais instituições religiosas e dioceses no Brasil, enfrentamos desafios e belezas próprias do amadurecer da dimensão vocacional de cada jovem. Um dos pilares de nossa congregação é discernir com o jovem a sua missão no mundo. Deus tem sido generoso com nossa congregação, pois está nos consolidando em diversos países. Temos o maior número de noviços da Igreja Católica. Claro que em cada região esse comportamento se distingue conforme suas especificações”.

 

Embora os desafios da dimensão vocacional sejam muitos, o despertar dos jovens têm surgido das mais diversas realidades, conforme relata o padre. “A Inspetoria São João Bosco tem vocações, embora necessitemos de mais jovens para evangelizar. Muitos rapazes que nos procuram são oriundos de um apostolado paroquial, ainda que tenhamos casos de algumas vocações de escolas e obras sociais. Contudo, temos casos de vários vocacionados de outras realidades eclesiais.  Sou originário de uma paróquia diocesana, mas sempre fui apaixonado por um apostolado juvenil. Vocação é um chamado de Deus que excede nossa lógica meramente humana”, afirmou padre Reginaldo.

 

Os salesianos estão presentes nos cinco continentes, em 133 países e divididos em sete regiões. A congregação possui 14.486 membros. Eles contam com 90 províncias, sendo seis no Brasil. A província que integra Goiânia se chama Inspetoria São João Bosco, que compreende os estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Goiás, do Distrito Federal e do Tocantins. A sede provincial é na cidade de Belo Horizonte.


Informações:

Sociedade São Francisco de Sales

Superior: Pe. Carlos José da Silva, SDB
Endereço: Av. Dom Bosco, nº 2139 – Bairro N. Sra. de Fátima – 75180-000 – Silvânia – GO
Tel: (62) 3332-1261
E-mail: dirga@salesiano.br 
Site: www.sdb.org
 
Superior: Pe. Fabiano da Silva Ribeiro, SDB
Endereço: Al. dos Buritis, n° 485 – St. Oeste – 74015-080 – Goiânia – GO

Tel: (62) 3224-9909



Arquidiocese de Goiânia

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas